O material inclui informações sobre as ações do governo para apoiar empreendedores prejudicados pela queda de energia na capital paulista no início deste mês
 Bares e restaurantes são prejudicados pelas quedas de energia. Foto: Midjourney
Bares e restaurantes são prejudicados pelas quedas de energia. Foto: Midjourney
Quedas de energia elétrica, como a que aconteceu na capital paulista no início deste mês, são imprevistos que podem causar transtornos e prejuízos nos bares e restaurantes.
Com a chegada do período chuvoso, os temporais podem causar apagões com frequência que, além de afetar consumidores, também prejudica quem empreende — inclusive, no setor de alimentação fora do lar.
A partir disso, a Abrasel lançou uma cartilha com orientações práticas para quem trabalha no setor de bares e restaurantes enfrentar quedas de energia elétrica.
O guia traz dicas de ações imediatas a serem tomadas nas mais variadas frentes, como por exemplo, comunicação com clientes e fornecedores, segurança dos alimentos e até como proceder para avaliar prejuízos e embasar eventuais pedidos de indenização.
Para ajudar os estabelecimentos a se prepararem para situações como essa e tentar mitigar os prejuízos, a cartilha da Abrasel traz nove recomendações práticas, com o objetivo de auxiliar quem empreende no setor.
Orientações para mitigar os prejuízos
Com a falta de energia, bares e restaurantes não só enfrentam quedas nas vendas, como também enfrentam problemas de armazenamento dos estoques, o que eleva ainda mais a chance de danos para a empresa.
A especialista em segurança dos alimentos e autora da cartilha, Adriana Lara, destaca a importância de ter um protocolo de ação para quando houver apagões no estabelecimento, com orientações claras para os trabalhadores, sobre como proceder de forma adequada.
"Nosso objetivo é capacitar os empreendedores do setor de alimentação a enfrentarem os desafios impostos pelos apagões, protegendo tanto seus negócios quanto a saúde dos consumidores".
"A cartilha aborda uma série de medidas preventivas e corretivas, e queremos que os estabelecimentos estejam preparados para agir de forma proativa, minimizando os prejuízos e garantindo a continuidade dos serviços com a máxima qualidade”.
A cartilha traz, ainda, informações sobre as Medidas do Governo para quem teve prejuízos causados pela interrupção do fornecimento de energia elétrica em São Paulo no começo deste mês.

 Rio de Janeiro
								
								Rio de Janeiro							
 
