Número de pizzarias cresceu 718% em 10 anos no Rio
O Rio fica em segundo lugar na lista dos estados com maior número de pizzarias em funcionamento. A liderança pertence a São Paulo, que detém 28% das casas especializadas no Brasil.
O levantamento mostrou que o mercado nacional de pizzarias apresentou crescimento de 499% no período citado. No indicador região, o Sudeste concentra 50% dos estabelecimentos.
Fonte: Veja Rio
Bares e restaurantes do Rio de Janeiro ficam isentos de contabilizar gorjetas no Simples Nacional
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região decidiu que os valores arrecadados pelos estabelecimentos do Rio de Janeiro com natureza de gorjetas, não entrarão na base de cálculo do tributo relativo ao Simples Nacional.
A ação proposta prevê que, como os valores das gorjetas são repassados aos empregados, eles não contribuem para enriquecimento ou aumento de patrimônio das empresas de pequeno porte ou microempresas. Desta forma, incluir as gorjeta nesta tributação, como impunha uma Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional, extrapolou a legislação em vigor, sendo, portanto, ilegal.
“Defendemos essa alteração com muito afinco e com o objetivo de fazer com que os desembargadores compreendessem a importância desta alteração. Felizmente, obtivemos sucesso e acreditamos que a iniciativa vai beneficiar os estabelecimentos e pode acabar influenciando e criando jurisprudência em outras regiões do país, que sofrem do mesmo problema”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).
Fonte:Portal Segs
Governo cria comitê para regulamentar trabalho em aplicativos de entregas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em reunião do recriado "Conselhão” que o governo tem tratado a regulamentação do trabalho por aplicativos, como Uber e iFood, como uma prioridade.
O presidente destacou o decreto de 1º de maio que criou um comitê para elaborar um conjunto de regras para trabalhadores informais que prestam serviço via aplicativos. O grupo de trabalho deve fazer a regulação por meio de um ato normativo, sendo que a delegação é composta por 45 integrantes divididos em três grupos: governo federal, trabalhadores de aplicativos e empregadores.
Atualmente, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, tem falado com empresas, sindicatos e outras entidades que representam os trabalhadores de apps sobre a melhor forma de construir uma regulamentação do setor.
Ao fim do processo, um projeto de lei deve ser enviado ao Congresso Nacional
Fonte:Poder 360
Consumidor quer encontrar novidades e pratos baratos nos restaurantes
A necessidade de encontros sociais fez o consumidor voltar a frequentar bares e restaurantes. O aumento de preços no cardápio, porém, fez a frequência diminuir. Encontrar pratos mais baratos e gostosos (45%) é um dos principais desejos apontados na 6ª edição da pesquisa “Alimentação hoje: a visão do consumidor”, da Galunion.
Apesar de buscar preços mais atrativos, 34% dos consumidores esperam que o estabelecimento não sacrifique a qualidade dos produtos. Outros 15% buscam experiência e hospitalidade.
Mas o que a grande maioria deseja (95%) é encontrar novidades em alimentos e bebidas. Para Nathalia Royo, responsável por Inteligência de Mercado e Marketing na Galunion, é importante entender quais as tendências mais buscadas pelos consumidores e integrar opções de cardápio que atendam essas necessidades.
“A tendência de uso de ingredientes naturais, por exemplo, é um movimento crescente no mercado e já mostrava potencial durante a pandemia, época em que os consumidores passaram a valorizar ainda mais a saudabilidade. Com um consumidor cada vez mais protagonista, oferecer tais produtos junto com flexibilidade é uma forma de atender a diferentes demandas do consumidor de uma forma executável para o seu negócio”, afirma.
Entre as tendências culinárias apontadas pelos consumidores estão:
– Utilizar produtos feitos com ingredientes naturais (42%)
– Oferecer produtos de café da manhã servidos a qualquer hora do dia (40%)
– Oferecer pratos e bebidas que tragam conforto e nostalgia (38%)
– Utilizar fornecedores locais/artesanais (36%)
– Encontrar pratos gostosos e indulgentes (34%)
Fonte: Mercado e Consumo