Festival Brasil Sabor chega à 17ª edição
A Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes promove em 19 estados: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Brasília, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e São Paulo, o festival gastronômico Brasil Sabor, de 18 de maio a 4 de junho.
Com o tema “O Brasil de todas as cores” os estabelecimentos participantes criaram um prato que remete à gastronomia local e valoriza os ingredientes da região. Os pratos podem ser degustados presencialmente nos restaurantes participantes, via delivery ou take away.
“É uma ótima oportunidade de se reunir com os amigos e familiares para aproveitar este momento de confraternização. O Brasil Sabor tem em sua essência a valorização da gastronomia local, dos sabores regionais, que dão um toque todo especial nas receitas e opções de cardápio. É o lugar perfeito para prestigiar a culinária de cada cidade”, diz Paulo Nonaka, presidente do Conselho de Administração da Abrasel.
Fonte: ABC do ABC
Coca-Cola, Sebrae e Abrasel lançam curso de ESG para donos de pequenos bares e restaurantes
A Coca-Cola, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou uma capacitação na pauta ESG (questões ambientais, sociais e de governança corporativa) para pequenos empreendedores do setor de bares e restaurantes. O projeto “Tempero Sustentável” é parte do programa “Coca-Cola dá um gás no seu negócio”, voltado para conteúdo educativo, e ficará disponível na internet.
O curso será principalmente no formato de pílulas em vídeo, protagonizados pelo ator Hugo Bonemer, e divididas em quatro blocos. A ideia é explicar desde o básico dos conceitos até questões práticas do dia a dia que permitam a aplicação do ESG. Também há infográficos, ferramentas interativas e área para tirar dúvidas.
Entre os temas tratados, há a organização e gestão das contas e pontos que podem fazer a diferença, como reduzir o desperdício de água e energia, facilitar a reciclagem ou incentivar boas práticas. Há incentivos para comprar de pequenos produtores e incentivar uma cadeia, para a diversificação do cardápio visando atender uma clientela vegetariana ou vegana, para a adoção de boas práticas trabalhistas e contratação de pessoas de grupos minorizados. Em alguns casos, há a possibilidade de aprofundamento por meio de outros cursos do Sebrae e da Abrasel.
Fonte:Estadão
Mais de 70 restaurantes participam da Rio Restaurant Week
Apaixonados por boa comida podem anotar na agenda a data de início da Rio Restaurant Week: de 25 de maio e 25 de junho. A 25ª edição do evento vai reunir mais de 70 casas do Rio, com o tema “Heranças gastronômicas: Resgates, histórias e raízes da cozinha brasileira”. É a oportunidade para o público curtir restaurantes que gostaria de ir a um preço mais acessível.
Durante o festival, as casas criam um menu especial para a ocasião, com entrada + prato principal + sobremesa, em quatro categorias diferentes: tradicional, plus, premium e diamond. Os restaurantes oferecem duas opções de cada item. Não estão incluídos bebidas, couvert e serviço.
Em todos os circuitos, pode-se acrescentar R$2 de doação para o Gastromotiva, organização sem fins lucrativos que tem, entre seus objetivos, o combate à fome e ao desperdício
Confira os preços dos menus
Tradicional: almoço - R$ 54,90 e jantar - R$ 69,90
Plus: almoço - R$ 68,90 e jantar - R$ 78,90
Premium: almoço R$ 89,00 e jantar R$ 109
Diamond: almoço R$ 109 e jantar R$ 149
— Cada restaurante poderá se inspirar num universo plural de influências, seja nas suas origens, seja nos pratos típicos, assim como em suas histórias, técnicas, insumos, formas de preparo e até mesmo nas receitas de família — explica Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week.
Quem quiser fazer a reserva do restaurante pode acessar a plataforma on-line Maître – www.restaurantweek.com.br. Para os menus premium, é preciso fazer a reserva. Os restaurantes participantes e menus podem ser vistos no site: www.restaurantweek.com.br.
Fonte: O Globo
Jovens preferem cardápios digitais em bares e restaurantes para fazer pedidos
Atualmente, grande parte dos bares e restaurantes costumam oferecer aos clientes cardápios digitais, que podem ser acessados pelo celular através de QRCode ou tablets. A prática se tornou tão comum que alguns estabelecimentos chegaram a abandonar o cardápio impresso. De acordo com a pesquisa “Alimentação Hoje: a visão do consumidor”, da empresa de Foodservice Galunion, as gerações mais novas preferem os cardápios digitais, por diversos motivos, tais como: praticidade na hora de acessar o menu, pagar a conta e realizar os pedidos.
A 6ª edição da pesquisa “Alimentação Hoje: a visão do consumidor" revela dados interessantes sobre as preferências das gerações mais jovens, quando o assunto é o cardápio de bares e restaurantes. Dentre os participantes de 18 a 23 anos, 52% preferem o cardápio digital para acessar o menu, 43% para realizar o pedido e 45% para realizar o pagamento. Na faixa etária que vai de 24 a 38 anos, 48% preferem o digital para acessar o menu, 41% para realizar o pedido e 45% para pagar o pedido. Porém, quando considerada as idades entre 39 e 54 anos, apenas 38% preferem acessar o menu digital, 36% realizar o pedido e 42% efetuar o pagamento.
Fonte: Mundo Conectado