Rio sedia pela primeira vez premiação dos 50 melhores restaurantes da América Latina
Pela primeira vez, a cerimônia de premiação dos melhores restaurantes da América Latina do 50 Best vai acontecer no Brasil, no dia 28 de novembro, no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
Na data, serão anunciados os vencedores da edição deste ano do prêmio —que, nos últimos anos, foi encabeçado por restaurantes peruanos, mas que vem contando com maior presença de brasileiros.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (31) no Rio de Janeiro, por Charles Reed, CEO do Latin America's 50 Best Restaurants, e pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD) —a cidade do Rio de Janeiro é patrocinadora do evento.
A premiação, um dos braços regionais do ranking global World’s 50 Best, já aconteceu antes no Peru, na Colômbia, Argentina e no México.
Era, há tempos, era um desejo da comunidade de chefs e donos de restaurantes que também acontecesse no Brasil —já que comparecem à cerimônia jurados e imprensa estrangeira, o que contribui para que restaurantes locais sejam visitados e tenham mais destaque em futuras edições.
Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro
Bares e restaurantes estão mais digitais na gestão
O aumento de produtividade e eficiência com o uso de softwares e ferramentas digitais foi a chave para a sobrevivência dos negócios durante a pandemia. Como legado, bares e restaurantes estão muito mais plugados, tanto na operação como em outros aspectos do dia a dia, como o marketing. É o que mostra pesquisa realizada pela Abrasel, com mais de 1500 empresários de todo o Brasil.
Segundo o levantamento, 83% dos estabelecimentos usam hoje algum tipo de software para controlar as vendas, enquanto 75% empregam ferramentas para o controle financeiro e 67% adotam soluções para o serviço de delivery. No entanto, ainda há espaço para crescimento em áreas como controle de reservas, aspectos jurídicos e segurança alimentar.
Quase a totalidade dos estabelecimentos (99%) possui presença em, pelo menos, uma rede social para fins de marketing e relacionamento com os clientes. As plataformas mais utilizadas são Instagram, WhatsApp e Facebook, nesta ordem. Além disso, 35% dos estabelecimentos possuem seu próprio site.
No entanto, apenas 69% dos estabelecimentos possuem o hábito de acompanhar e responder de forma personalizada às avaliações nas redes sociais. O tradicional e-mail ainda é uma ferramenta amplamente utilizada, com 34% dos estabelecimentos utilizando-o como meio de comunicação.
Fonte: Rádio Guaíba
Vinhos brilham em festivais no Rio e em Petrópolis
A 10ª edição do Rio Wine & Food Festival está no ar e traz diversos eventos ao Rio até o dia 4 de junho. Nesta quarta (31), o Copacabana Palace receberá a Feira Show de Vinhos e diversas master classes. No modelo “Walk around tasting”, a feira permitirá que os participantes circulem degustando vinhos de diversas regiões, das 15h30 às 19h30, com valor do ingresso a R$ 180,00 e direito à prova de todos os rótulos.
Nos dias 2, 3 e 4 de de junho, o shopping Village Mall, um dos patrocinadores do RWFF, receberá pela primeira a Let’s Wine Feira de Vinhos, voltado ao consumidor final. O público compra as taças coloridas, que já vêm com a primeira dose de vinho (120 mililitros), e passa o dia assistindo a shows e consumindo vinhos e comidinhas à venda nas barraquinhas.
A região serrana também tem festival robusto de vinhos, e o Serra Wine Week ocorre entre os dias 1º e 18 de junho, em Petrópolis, com a participação de mais de 20 estabelecimentos, entre restaurantes, bistrôs e delicatessens, com a venda de vinhos de diversas nacionalidades e descontos em torno de 70%.
Selecionados por sommeliers junto à importadora parceira Del Maipo, os rótulos terão preços entre R$59,90 e R$269,90. No total, cerca de 3 mil garrafas foram encomendadas para o evento, que inclui degustação de aproximadamente 100 rótulos em locais charmosos de Petrópolis.
O Mercado do Vinho é uma grande feira que será montada em Itaipava, no Shopping Vilarejo, e no Centro, no Shopping Pátio Petrópolis, para importadores e lojistas locais venderem vinhos a preços promocionais. Jantares harmonizados serão promovidos em alguns dos restaurantes participantes. Mais informações sobre os estabelecimentos participantes serão disponibilizadas no https://www.serrawineweek.com.br.
Fonte: Veja Rio
Bares da Baixada Fluminense dominam concurso Comida di Buteco e levam os cinco prêmios principais
A Baixada Fluminense se confirmou como o endereço da boemia fluminense e da boa gastronomia de bar. Região que já vinha fazendo bonito nas edições anteriores do Comida di Buteco dominou o evento desse ano. Dos 12 bares locais que concorreram, cinco — quase a metade — levaram todos os prêmios principais. O campeão foi o Boteco do Teixeira, de Caxias, que concorreu com o petisco “Bomboteco”.
Não é a primeira vez que a região é destaque no concurso. Na edição do ano passado quatro dos cinco estabelecimentos mais votados eram da Baixada. A exceção foi do campeão Bar do David, na comunidade do Chapéu Mangueira, no Leme, na Zona Sul do Rio. Dos bares vencedores de 2023, dois são de Duque de Caxias, incluindo o campeão, dois de Nova Iguaçu e um de São João de Meriti.
O Boteco do Portuga, que desde 2018 figura entre os cinco melhores, tendo assumido o topo do pódio em 2018 e 2021, confirmou o seu favoritismo, mais uma vez, ficando com a segunda colocação. Em seguida ficou o Carpaccio, de São João de Meriti, e o Quintal do Petter, de Nova Iguaçu, como o quarto colocado. A quinta posição coube ao estreante Beer Soccer, de Duque de Caxias, que já mostrou a que veio.
O vencedor no Rio de Janeiro carimba o passaporte do boteco da Baixada Fluminense para entrar na etapa nacional, que acontece em julho. A competição envolve vencedores das 25 cidades participantes do país, que disputam o título de melhor boteco do Brasil.
Ao todo, 132 estabelecimentos participaram da 16ª edição fluminense do concurso. Foi um recorde de concorrentes, segundo os organizadores. A competição reuniu bares da capital, de Niterói e da Baixada Fluminense, além das ilhas de Paquetá e da Gigóia.
Fonte: Extra