rj.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Rio de Janeiro
  • Abrasel
  • Agenda
  • Associe-se
  • Equipe
  • Notícias
  • Parceiros

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Panorama Abrasel RJ - #Edição 21

  • PUBLICADO EM: 21/07/2023
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Restaurantes do Rio deverão ter placa de atendimento prioritário para idosos, gestantes e mais clientes preferenciais

Restaurantes do Rio que não tiverem placas que informem sobre o atendimento prioritário a idosos e outros integrantes de grupos preferenciais poderão ser notificados, multados e até ter o alvará cassado. É o que diz a lei nº 7.999 publicada nesta terça-feira no Diário Oficial e sancionada pelo prefeito Eduardo Paes. De acordo com o documento, o descumprimento pode gerar, após notificação, multa de R$ 5 mil. A reincidência de denúncia pode gerar, ainda, cassação do alvará de funcionamento.

A publicação trata da "afixação e divulgação em tempo real para atendimento preferencial a pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, pessoas acompanhadas por crianças de colo, portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e acompanhante em restaurantes no Município do Rio de Janeiro”.

O documento detalha, ainda, que a medida é amparada por lei federal e estadual de inclusão a pessoas com deficiência e gestantes. Os restaurantes deverão ter não só espaço mínimo para alocar os integrantes do grupo preferencial como reservar uma cota mínima de cinco por cento do número total de mesas e cadeiras para este público.

Ainda de acordo com a publicação, os clientes prioritários deverão ter a possibilidade de solicitar o cumprimento da medida, já que passam a ser obrigatórias, nos comércios, placas com os dizeres: "Possuímos vagas disponíveis para atendimento prioritário de acordo com a Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015, e pela Lei Estadual nº 6.878, de 2014". E a lei entra em vigor a partir desta terça, data de sua publicação.

Fonte: Extra

Pesquisa Abrasel RJ: metade dos bares e restaurantes do Rio tem dívidas atrasadas, principalmente com impostos

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio de Janeiro (Abrasel RJ) divulgou em sua última pesquisa que 50% dos bares e restaurantes do Rio de Janeiro estão com dívidas vencidas. Os dados, coletados no mês de junho, apontam que a maior parte desses débitos é com impostos federais, seguidos de impostos estaduais e encargos trabalhistas.

De acordo com o estudo, entre os estabelecimentos que possuem débitos em atraso, 82% têm pendências com impostos federais, tais como Imposto de Renda, PIS/COFINS ou parcelas do Simples Nacional. Outras 62% devem impostos estaduais, 29% têm encargos trabalhistas em atraso, 33% devem taxas municipais, 24% têm dívidas com serviços de água, luz, gás e telefonia, 22% possuem débitos com fornecedores de insumos e outros 22% estão com o aluguel atrasado.

No entanto, o levantamento revela otimismo do setor. A pesquisa mostra que 21% dos bares e restaurantes operaram com prejuízo em maio, um ligeiro decréscimo em relação à pesquisa anterior, quando o número era de 23%. Além disso, a pesquisa mostrou um aumento no número de empresas lucrando (de 36% em abril para 39% em maio) e também um aumento naquelas que se encontram em equilíbrio (de 36% para 39%).

"Apesar dos desafios financeiros, estamos vendo um leve sinal de melhora no setor," disse Pedro Hermeto, presidente da Abrasel RJ. "Mas ainda há um longo caminho pela frente, e precisamos de um ambiente de negócios mais saudável e previsível."

Olhando para o futuro, a pesquisa aponta que 33% das empresas planejam contratar no segundo semestre do ano, enquanto 52% pretendem manter o quadro atual. Apenas 7% indicaram que pretendem demitir, enquanto 8% ainda não planejaram ou não souberam responder.

"A maioria das empresas está optando por se ajustar às circunstâncias e planejar para um futuro mais forte," disse Hermeto. "Isso inclui investimentos em seus funcionários, com 37% realizando reajustes acima da convenção coletiva e 93% oferecendo oportunidades de primeiro emprego e treinamento interno."

A pesquisa também mostra que 71% dos bares e restaurantes têm políticas de ascensão profissional, seja de maneira formal ou informal, para reconhecer e promover talentos internos.
"A capacidade de atrair e reter talentos é vital para a saúde de nossas empresas," observou Hermeto. "Investir em nossos funcionários não é apenas a coisa certa a fazer, mas também é bom para os negócios."

Fonte: O Globo

Empreendedorismo de bares e restaurantes ganha destaque nas favelas do Brasil

Com uma renda total de R$202 bilhões de reais em 2022, de acordo com dados do DataFavela, as periferias têm ganhado cada vez mais espaço na economia do país. Entre os negócios alocados nas comunidades, os restaurantes e estabelecimentos de venda de refeições representam a maior parcela (15%).

Com o objetivo de fortalecer e impulsionar o desenvolvimento do setor de alimentação fora do lar nessas regiões, a Abrasel inaugurou o primeiro núcleo da entidade em uma favela, na Comunidade do Dendê, em Fortaleza, no Ceará.

Hoje, segundo o DataFavela, 35% dos moradores de periferias entrevistados têm o sonho de abrir seu próprio negócio, totalizando 6 milhões de pessoas. Entre eles, 68% desejam abrir um negócio na própria comunidade. Foi justamente na favela em que vive, na Comunidade do Dendê, em Fortaleza, que Ivanda Braga, líder do primeiro núcleo da Abrasel em favelas, iniciou o seu negócio de confeitaria de bolos, nomeado Ivanda Cake, em meados de 2016.

A líder do núcleo da Abrasel no Dendê é uma das 5,2 milhões de pessoas que vivem nas comunidades do Brasil e tem seu próprio negócio. Agora, à frente do núcleo, o objetivo dela é contribuir para que mais moradores empreendam nessas regiões.

Durante a solenidade da Semana da Alimentação Fora do Lar em 2023, realizada em São Paulo, o presidente-executivo da associação, Paulo Solmucci, reafirmou o foco da entidade em fazer parte e apoiar cada vez mais os empreendedores nas periferias. “Não temos apenas que relacionar com a favela. A Abrasel tem que ser favela. Precisamos disso”, afirmou.

Fonte: Yoo Mag


Rio terá 10ª Edição da Expo Ceviche nos dias 22 e 23 no Palácio do Catete

O Palácio do Catete será a sede da 10ª edição da Expo Ceviche 2023, que pretende difundir a cultura peruana e promover a culinária daquele país. Participam do festival 25 expositores, entre eles os principais restaurantes peruanos do Rio, como Lima, Cantón, Pisqa, Panka, Ceviche RJ, Ceviche da Fabi, Sabor Peruano, docerias peruanas como La Dulceria, Barraca da Sussy e Barraca da Mary, além de barracas de artesanato local e brasileiro.

O festival é o maior evento gastronômico e cultural peruano no Brasil e terá como tema principal as festas pátrias do Peru. É organizado pelo chef Oscar Vasquez-Solis e patrocinado pelo Consulado Geral do Peru, com apoio da Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro e do Museu da República (Governo Federal).

Fonte: O Globo

Notícias Relacionadas

4 em cada 10 empresários do setor já enfrentaram problemas de segurança

Festival Brasil Sabor celebra a diversidade da culinária brasileira; saiba como participar

Com a “Semana dos Namorados”, setor aposta na data mais lucrativa do ano

7 motivos para participar do Fórum B&R, evento focado na produtividade do setor

Comentários

Últimas Notícias

4 em cada 10 empresários do setor já enfrentaram problemas de segurança

Festival Brasil Sabor celebra a diversidade da culinária brasileira; saiba como participar

Com a “Semana dos Namorados”, setor aposta na data mais lucrativa do ano

7 motivos para participar do Fórum B&R, evento focado na produtividade do setor

Após início de ano marcado por quedas, volume de serviços no setor apresenta crescimento

Pela primeira vez, Brasil Sabor terá participação de negócios localizados em favelas

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Agenda
  • Associe-se
  • Equipe
  • Notícias
  • Parceiros

Endereço

Av. Almirante Barroso, 81
Centro - Rio de Janeiro/RJ
CEP: 20031-916


Contato

(21) 2220 4108

abraselrj@abrasel.com.br

Razão Social

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Seccional Rio de Janeiro 

CNPJ

30.117.329/0001-06

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados