Congresso Nacional Abrasel reúne líderes do setor em Brasília a partir desta quarta (16)
O 35º Congresso Nacional Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) teve início nesta quarta-feira (16), em Brasília, junto ao início dos debates no Senado Federal sobre a reforma tributária, que influencia diretamente o setor. Aprovado pela Câmara dos Deputados em junho deste ano, o texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 45/2019) da Reforma Tributária começou a ser estudado por um grupo de trabalho na última segunda-feira (14) e a expectativa é de que seja votado em plenário até outubro e promulgado ainda em 2023.
A inclusão de bares e restaurantes na lista de atividades que poderão ter alíquota especial, a ser estabelecida em lei complementar em 2024, foi resultado de uma forte articulação do setor junto a integrantes do grupo de trabalho da reforma tributária e representantes do governo federal. A defesa pela aprovação da alíquota agora continua junto ao Senado e também durante os dois dias do Congresso Nacional Abrasel, que pretende reunir deputados federais e senadores para que conheçam as dificuldades e reivindicações do setor.
“Esperamos que o Senado possa ter a mesma compreensão e manter o setor entre aqueles que terão alíquota diferenciada, a exemplo do que acontece no mundo inteiro, especialmente na Europa”, explica Paulo Solmucci, presidente executivo da Abrasel.
Fonte: Gazeta do Povo
Restaurantes obtêm direito de retirar taxa paga a aplicativos de entrega do cálculo do PIS/Cofins
Bares e restaurantes têm procurado a Justiça e conseguido autorização para retirar da base de cálculo do PIS e da Cofins o valor da comissão paga para os aplicativos de entrega (delivery). Existem, pelo menos, duas decisões nesse sentido: uma de Brasília e outra do Rio de Janeiro. Conta a favor do setor, além disso, um projeto de lei complementar em tramitação na Câmara dos Deputados - PLP nº 43/23 - para proibir a incidência de tributos sobre essas comissões.
Advogados que atuam na área afirmam que a medida pode reduzir consideravelmente a carga tributária do setor. A taxa de delivery varia entre 12% e 30% do preço do produto, a depender da plataforma usada (iFood, Uber Eats, Rappi, dentre outras).
Uma pesquisa da VR Benefícios e do Instituto Locomotiva divulgada em 2021 apontou que 89% dos estabelecimentos do setor utilizam delivery em suas estratégias de venda. Em 56% desses locais, além disso, essa modalidade foi responsável por mais da metade do faturamento.
Fonte: Valor Econômico
Após 5 anos fechado, Restaurante Popular da Central do Brasil é reaberto
Fechado desde 2018 e depois de uma obra parada por vários meses, o Restaurante Popular da Central do Brasil foi reaberto na manhã desta terça-feira (15). Um novo refeitório foi construído num terreno na Rua Barão de São Félix, entre a estação do VLT e o Terminal Américo Fontenelle, bem perto do anterior, que ficava junto à estação ferroviária.
Com capacidade para receber até 600 pessoas ao mesmo tempo e servir 3 mil almoços por dia, o bandejão cobrará R$ 1 por refeição — deficientes físicos e idosos a partir de 60 anos não pagam. A unidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h.
A expectativa é posteriormente aumentar a oferta de refeições para 5 mil almoços. "Essa inauguração é muito simbólica para o governo estadual, porque vai impactar diretamente a vida do trabalhador que sai de casa cedo e, muitas vezes, não tem condições de ter um almoço de qualidade e nutritivo. Também estamos olhando por aqueles que vivem em situação de rua, garantindo a necessidade mais básica que existe, que é de se alimentar dignamente. Estamos trabalhando para que até 2025 sejam 26 restaurantes funcionando e atendendo quem mais precisa em todo o estado", disse Castro.
Fonte: G1
Dia dos Pais movimentou R$ 194 milhões em PMEs online
Segundo dados do levantamento especial sobre o Dia dos Pais realizado pela platafomra Nuvemshop, a data impactou de forma positiva as pequenas e médias empresas online, movimentando R$ 194 milhões, valor cerca de 19% superior em relação ao mesmo período de 2022. Os segmentos que mais venderam durante a data foram moda, saúde & beleza e acessórios. Já segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas pela internet na data, apuradas entre os dias 7 e 13 de agosto, aumentaram 6,3% ante período comparável de 2022. As vendas presenciais subiram 2,0%. No geral, o varejo teve alta de 2,3%.
O grupo de setores tradicionalmente relacionados a presentes registrou aumento de 1,8% nas vendas. O destaque foi o segmento de cosméticos e higiene pessoal, com alta de 11,3%. na sequência, estão livrarias, papelarias e afins, com 3,3%; móveis, eletro e departamento, com 2,6%; e óticas e joalherias, com 1,6%. As vendas dos demais setores do varejo subiram 2,4%. Nesta categoria, estão os segmentos que não são considerados presenteáveis, mas podem ser impulsionados pela data comemorativa, como bares e restaurantes e turismo e transporte.
Levando em conta apenas o varejo presencial, todas as regiões do país apresentaram crescimento nas vendas, com exceção do Nordeste. O Sudeste cresceu 2,7%, seguido do Norte, com 2,3%. Em seguida, aparecem Sul (1,9%) e Centro-Oeste (1,5%). O Nordeste teve queda de 0,4%. As unidades da Federação com os melhores desempenhos foram Minas Gerais (4,9%), Rio Grande do Sul (4,6%), Distrito Federal (4,1%) e Rio de Janeiro (3,4%).
Fonte: Monitor Mercantil