Inflação de insumos mostra espaço para recomposição de preços em restaurantes
De acordo com os últimos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação nos bares e restaurantes apresentou um aumento de 0,22% no mês de agosto, em linha com o índice geral de inflação, que foi de 0,23%. No ano, o número acumulado relativo à alimentação fora do lar (de 3,85%) está acima do índice geral de inflação acumulado no ano, que é de 3,23%. Isso sinaliza que o setor de bares e restaurantes vem vivenciando um ano de recuperação.
Um aspecto importante no IPCA de agosto é o recuo dos insumos, com alimentos e bebidas registrando deflação de 0,85%. Isso sugere que ainda existe espaço para uma possível recomposição de margem no setor, uma vez que os custos de produção caíram.
Analisando as diferentes regiões do país, observa-se que em São Paulo houve uma leve deflação no setor de bares e restaurantes, com uma queda de -0,12%. No Rio de Janeiro, por outro lado, o aumento foi muito pequeno, de apenas 0,05%. Esses números indicam que, nas grandes capitais, a demanda pelo consumo nesses estabelecimentos está se estabilizando, possivelmente refletindo a retomada gradual das atividades econômicas e a adaptação do público a um novo cenário pós-pandemia.
Outro ponto relevante a ser considerado é o desempenho dos setores de hospedagem e pacotes turísticos, que apresentaram altas expressivas de 1,22% e 0,56%, respectivamente. Esses números indicam uma boa perspectiva para as cidades turísticas no final do ano, sugerindo que a demanda por viagens e serviços de hospedagem está se recuperando, favorecendo também o setor de bares e restaurantes.
Os dados de atividade do terceiro trimestre da economia brasileira começam a ser conhecidos pelos investidores após a surpresa, no início deste mês, do resultado do PIB do segundo trimestre – com alta de 0,9% no período ante expectativa de crescimento de 0,3%. A produção industrial de julho decepcionou, no entanto, com um recuo de -0,6% em relação ao mês anterior, após se manter estável em junho, de acordo com dados divulgados pelo IBGE na semana passada.
Segundo estudo da Investing, os dois indicadores apresentaram desaceleração nos últimos meses. Contribuem para o atual panorama as elevadas taxas de juros, oferta limitada de crédito e elevada inadimplência.
“O setor de serviços tem melhor desempenho, com 28 meses seguidos de crescimento anual, ou seja, comparado a igual mês do ano anterior. No último resultado, em junho, o volume de serviços teve uma expansão de 4,1% em relação ao mesmo mês de 2022, com um avanço marginal de 0,2% no período após um tombo de -1,% em abril e alta de 0,9% em maio. Porém, tem estabilidade na média móvel trimestral entre abril e junho. No acumulado de 2023, o setor de serviços apresenta um crescimento de 4,7% em relação aos seis primeiros meses de 2022, enquanto no acumulado dos 12 meses anteriores o avanço passou de 6,4% em maio para 6,2% em junho, a menor expansão desde agosto de 2021 (5,1%). A principal contribuição para o resultado positivo nos primeiros seis meses do ano foi o ramo de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com alta de 5,6%. Na ponta oposta, houve estabilidade em outros serviços, devido à queda do segmento de serviços financeiros auxiliares ofuscar a alta de atividades auxiliares dos seguros, da previdência complementar e dos planos de saúde.”
Já a desaceleração nas vendas no varejo é mais visível, com dados de alta relativamente menores em relação ao volume de serviços. Após crescer 4,1% em janeiro, as vendas no varejo reveladas na Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE oscilaram entre os campos positivo e negativo no decorrer do ano.
O crescimento acumulado de 1,3% no primeiro semestre de 2023 oculta um recuo de -0,3% na média móvel trimestral entre abril e junho. Neste período, as vendas no varejo tiveram uma ligeira alta de 0,1% em abril e estabilidade em junho, mas em maio teve um tombo de -1%. No entanto, as vendas no varejo em junho de 2023 tiveram uma expansão de 1,3% em relação ao mesmo mês de 2022, e há nove meses seguidos (de outubro de 2022 a junho de 2023) o acumulado de 12 meses está positivo, com junho apresentando alta de 0,9%.Nas estimativas dos economistas do mercado, a expectativa é de uma leve recuperação em julho. Na base mensal, a projeção é de uma alta de 0,3%, enquanto na base anual o crescimento estimado é de 1,6%.
“Contribuíram para a alta das vendas no varejo no período a forte expansão de 14,5% (21,1% em 12 meses) da venda de combustíveis e lubrificantes, além da alta de 2,6% em hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. Na ponta oposta, o tombo de -13,7% em lojas de departamento, óticas, joalherias, artigos esportivos e brinquedos, além da queda de -9% em vestuários e calçados. No comércio ampliado, que abrange venda de veículos, no atacado e materiais de construção, houve um avanço de 4% no primeiro semestre. Contribuíram para o resultado a alta de 8,3% nas vendas de veículos e motos, grande parte devido ao estímulo pontual do Governo Federal nas vendas de veículos por meio de crédito tributário a montadoras. As vendas em materiais de construção, por outro lado, recuaram -3,6% nos seis primeiros meses do ano, enquanto as vendas no comércio atacadista subiram 8,3%”, diz a análise.
Fonte:Monitor Mercantil
Começa a primeira etapa do concurso que elege o melhor restaurante a quilo do Brasil
Começou nesta terça-feira (12) a 7ª edição do concurso O Quilo é Nosso, disputa que escolherá o melhor restaurante a quilo do país. Promovida pela Abrasel, em parceria com o Mundo Mesa, a primeira etapa da competição seguirá até 22 de setembro, quando o público e o júri técnico local vão eleger os três melhores restaurantes a quilo de cada cidade inscrita. Os critérios a serem avaliados, são: limpeza, ambiente, atendimento, qualidade geral do buffet e a receita participante do concurso. Para saber quais restaurantes estão nesta edição, basta acessar o site www.oquiloenosso.com.br.
Neste ano, o evento conta com a participação de restaurantes de dez estados, sendo eles Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe. O Quilo é Nosso tem patrocínio nacional da Coca-Cola Brasil e Pluxee.
“Estou aguardando ansiosamente para experimentar o prato participante do concurso O Quilo é Nosso neste ano! Espero que faça tanto sucesso como o que concorreu em 2022”, diz Verinaldo Lopes, cliente do restaurante Gostoso Sabor, em Natal (Rio Grande do Norte).
A disputa também é um prato cheio para os estabelecimentos participantes. Kátia Lima, proprietária do restaurante Moriá Grill – vencedor da etapa estadual do O Quilo é Nosso no Rio de Janeiro – destaca as oportunidades que o concurso traz aos empresários. “O Quilo é Nosso proporciona uma divulgação muito eficaz e amplia nossa marca no mercado. Somos muito gratos por podermos participar novamente. O ano passado foi um marco para o meu restaurante”, afirma.
Etapas do concurso
O Quilo é Nosso ocorre em três etapas. Na primeira, que segue até 22 de setembro, cada restaurante cria uma receita especial para compor o cardápio durante o período do evento. Os estabelecimentos serão avaliados por voto popular e júri técnico local. Os três melhores restaurantes de cada cidade ou região participantes são classificados e disputam o título estadual.
Na segunda etapa, o júri local avalia os pratos dos três restaurantes vencedores na fase anterior e elege o campeão estadual. Na grande final, os campeões de cada estado concorrem ao título nacional, preparando as receitas ao vivo, na frente do público e dos jurados, no evento Mesa ao Vivo São Paulo, nos dias 25 e 26 de outubro.
Histórico de campeões
No ano passado, pela primeira vez, o título foi para Belo Horizonte, cidade precursora dos negócios de comida a quilo. O restaurante Beggiato levou a honraria para a capital mineira com o prato nhoque de abóbora ao molho de cogumelos e sálvia. O concurso também já elegeu campeões em outras quatro cidades:
2017 – Manaus (AM) com o restaurante Mercato Brazil Manauara;
2018 – Manaus (AM) com o restaurante Gaúcho’s Gourmet;
2019 – Fortaleza (CE) com o restaurante Verdelima;
2020 – Curitiba (PR) com o restaurante Tomilho;
2021 – Franca (SP) com o restaurante Arroz com Feijão.
Serviço:
O Quilo é Nosso
Data: 12 a 22 de setembro
Realização: Abrasel
Parceria: Prazeres da Mesa
Informações: www.oquiloenosso.com.br
Fonte:Portal WG
Sesc RJ abre bistrô comandado pela chef Teresa Corção no antigo Convento do Carmo
Com 54 lugares, o Bistrô Sesc Convento do Carmo abriu as portas nesta quarta-feira, em um espaço de 182m² no Centro Cultural da PGE, no antigo Convento do Carmo, no Centro do Rio. O bistrô funcionará das 11h às 18h, de segunda a sábado, com cardápio assinado pela chef Teresa Corção, com ingredientes fornecidos por pequenos produtores rurais do interior fluminense.
Dentre as opções de entrada, saladas, carpaccio de carne com creme de queijo meia cura regional, ceviche de peixe da estação com leite de tigre e pimenta murupi, tartar de batata doce assada e creme de milho. De principal, tournedor com derretido de queijos, batatas rústicas com páprica e cúrcuma; picadinho com farofa de banana e alho assado, arroz, feijão e ovo estalado na manteiga noissette; ou galeto assado com redução de laranja e tucupi, acompanhado de mexidinho carioca com ovo caipira.
Também há opções de peixes, como o bacalhau assado às lascas, ovo desmanchado e batatas a murro; e vegetarianas, como o carbonara OLGV (ovolactovegetariano), com espaguete pupunha, gemas caipiras, queijo meia cura, cogumelos Paris frescos e azeitonas pretas desidratadas.
Para quem prefere petiscar, delícias como a linguiça com mostarda de frutas e fondue de queijos do Rio; lascas árabes, com hummus de beterraba assada, coalhada seca e azeite extra virgem; e frios e queijos artesanais, picles de quiabo, pimentões coloridos assados, molho de ricota e azeite. De sobremesa, mousse de chocolate e creme inglês de café; pudim de leite com calda de rapadura e cachaça evaporada; e banana assada com doce de leite e castanha.
Fonte: O Globo
Em noites colaborativas, Coltivi recebe JoJo Ramen e Sult invade Sebastian
Nesta quinta (14), o gastrobar Sebastian promove uma noite com craques da coquetelaria em seu recanto no Baixo Gávea (Rua dos Oitis 6-A, tel.: 96622-4885). Lucho Moroz, chefe de bar do restaurante Sult, e Miguel Costa, embaixador da vodca Grey Goose e do gim Bombay, dividirão o balcão a partir das 18h.
Cada bartender vai fazer dois drinques, a exemplo do Clover Club, com Bombay Sapphire, Martini extra dry, xarope de framboesa, limão siciliano e clara de ovo (R$ 36,00), e do Victorian Collins, que leva Bombay Sapphire, limão siciliano e soda floral (R$ 36,00).
Em Botafogo, a boa é a reedição de um encontro de sucesso, quando a Coltivi (Rua Conde de Irajá, 53, Botafogo, tel.: 96766-5585) receberá novamente o restaurante paulistano Jojo Ramen, em jantares marcados para domingo (17) e segunda (18). O menu contemporâneo da noite funcionará das 18h30 à 0h, e não haverá reservas, com o atendimento por ordem de chegada.
Fonte:Veja Rio