Setor de bares e restaurantes pede o retorno do horário de verão
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) informou que enviou nesta sexta-feira (22) uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo o retorno do horário de verão, que está suspenso por decreto desde 2019.
O documento também foi enviado ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e ao ministro do Turismo, Celso Sabino.
Segundo a entidade, o horário de verão gera impacto direto no faturamento dos bares e restaurantes, com alta estimada de 10% a 15%.
"No momento em que o setor ainda se recupera dos prejuízos causados pela pandemia, a implementação da medida beneficiaria um setor que gera renda direta para mais de 7 milhões de brasileiros e tem cerca de 1,5 milhão de empreendimentos no país", acrescentou a Abrasel.
A Abrasel argumenta também que a medida "movimentará a economia, principalmente no comércio e no turismo, uma vez que os turistas tendem a aproveitar melhor os destinos, estendendo suas atividades até mais tarde".
“O retorno do horário de verão proporcionaria mais tempo de luz natural durante os dias, o que favorece o consumo e a frequência de clientes nos estabelecimentos, além de trazer mais movimento e segurança às cidades de um modo geral”, avaliou Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.
O horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931, no governo de Getúlio Vargas. Mas só passou a ser adotado com constância a partir de 1985.
Fonte: G1
Estão abertas as inscrições para o Festival Bar em Bar 2023
Mais uma edição do festival Bar em Bar se aproxima. Com o tema “A alegria tá na mesa”, os estabelecimentos tem o dia 20 de outubro próximo para se inscreverem para a 17º edição do evento. Para participarem, os interessados devem entrar em contato com a Abrasel de sua região ou pelo site oficial do evento. O festival Bar em Bar tem patrocínio nacional da Ambev e Diageo.
Com 426 bares participantes em 2022, para este ano a expectativa é de um sucesso ainda maior. Com 13 estados confirmados ( SE, AL, AP, AM, BA, CE, GO, MS, PE, RJ, RN, MG e SP), além do DF, são esperados mais de 600 estabelecimentos para o Bar em Bar, que acontece entre os dias 26 de outubro e 12 de novembro.
“Os números do Bar em Bar comprovam a importância dos botequins na cultura do brasileiro. É o ambiente mais democrático que se tem, onde se comemora e confraterniza. A ideia do evento é poder valorizar e dar os devidos holofotes para os bares de todos o Brasil. Para o empresário, é uma oportunidade para inovarem no cardápio e atraírem novos clientes”, ressalta Paulo Nonaka, presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel.
A oportunidade de atrair clientes é real, afinal, para eles o Bar em Bar é ideal para promover a confraternização entre amigos e familiares, que têm a chance de experimentar novos pratos criados pelos bares participantes especialmente para a ocasião. Para os empresários, é a oportunidade de criar um prato já com a divulgação e apoio de um festival nacional.
O festival Bar em Bar celebra o papel da cultura dos bares na vida do brasileiro. Para inscrever seu estabelecimento, acesse o site oficial do evento.
Fonte: Destaque Notícias
Contratos de exclusividade do iFood encerram sábado (30)
O iFood, plataforma de delivery com maior participação de mercado no Brasil, firmou em fevereiro um acordo histórico com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para limitar as práticas de exclusividade com restaurantes. O julgamento no tribunal do órgão se deu em função de pedidos da Abrasel e de empresas concorrentes do iFood.
O acordo estabelece que o iFood deve encerrar os primeiros contratos de exclusividade com redes que têm mais de 30 lojas até este sábado, dia 30 de setembro. Essa medida visa promover a concorrência no mercado, permitindo que os restaurantes parceiros do iFood tenham maior flexibilidade para utilizar outras plataformas de entrega de alimentos. Além disso, o iFood terá de manter o volume de vendas (medido pelo número de pedidos e pelo tíquete médio) de parceiros exclusivos em 25%. E o limite de parceiros com contrato de exclusividade será de 8% nos municípios com mais de 500 mil habitantes.
“As regras do acordo do CADE com o iFood foram bem desenhadas, pensando em trazer mais concorrência para o mercado e, no futuro, também taxas mais baixas para os bares e restaurantes e preços mais competitivos para os consumidores. As medidas abrem espaço para um aumento positivo da concorrência, com o crescimento de outras plataformas e novos entrantes. Vale lembrar que as barreiras existentes até então contribuíram diretamente para a saída da UberEats e 99Food do mercado brasileiro”, diz o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.
Outro ponto importante do acordo é que os contratos que estavam vigentes em 15/02/2023 entrarão em quarentena de 1 ano (ou seja, deixam de valer por um ano) a partir de seu encerramento ou a partir de 14/02/2024 – o que ocorrer antes. A exceção para a quarentena só é permitida quando o iFood fizer investimento (por exemplo, ajudando na construção de novas unidades) e com aumento garantido de mais de 40% de vendas na plataforma, isso acima do crescimento do mercado no ano anterior.
Fonte: DC mais
CasaShopping terá feira de vinhos, além de gastronomia, músicas e palestras neste fim de semana
O CasaShopping será palco da feira de vinhos “Brancos e rosados” de sexta-feira a domingo, com a presença de 24 expositores, que exibirão mais de 300 rótulos. Entre eles, estão a Grand Cru, a GRK, a Castas, a Psiu Wines, a Casa Flora, a Cava Wines, a Patagonia Wines e a Word Wine. O evento celebra o aniversário de 39 anos do maior empreendimento de decoração da América Latina.
A feira terá produção do Grupo Baco e a presença de produtores premiados e nomes do enoturismo nacional, como a Casa Valduga. Terá ainda atrações musicais como o cantor Tibí, revelação do programa The Voice Brasil. O público contará ainda com estandes de gastronomia e palestras com nomes de referência no mundo do vinho, como Marcelo Copello, curador do evento, e Vanja Hertcert, que assina projetos de vinícolas do país.
"Brancos e rosados” terá entrada gratuita para circular por estandes ou assistir a palestras e atrações musicais. Quem quiser participar das degustações deverá comprar uma taça pelo ingresse.com ou no local, que dá direito à primeira dose de um vinho à sua escolha. Depois a pessoa pode adquirir mais doses ou garrafas nas barracas. Haverá preços promocionais.
Fonte: O Globo