Pesquisa Abrasel: Limpeza e atendimento são prioridades na escolha de bares e restaurantes
Um levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a Abrasel em todo o país mostrou que a limpeza e a higiene nas instalações (32,4%), a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes (17%) e o ambiente do estabelecimento (12,4%) são os fatores mais levados em consideração pelos consumidores que se alimentam fora de casa.
Esses fatores ficaram à frente até do sabor da comida, correspondeu a 10,3% das respostas, e do preço acessível do prato, 7,2%.
A pesquisa, feita com mais de 6 mil pessoas, revelou ainda que, no dia a dia, 75,5% dos brasileiros se alimentam com comida preparada em casa.
No entanto, quando optam por comer fora, a maior parte das pessoas prefere consumir refeição e bebidas no próprio estabelecimento (93%), e 66,3% afirmam comer fora de duas a cinco vezes por mês.
Os motivos que mais levam as pessoas a esses estabelecimentos são, em geral, lazer: ir a alguma celebração/festa (76,6%) e conversar/se divertir com amigos (76,3%).
“O nosso objetivo com esse movimento (de fazer a pesquisa) é gerar produtividade e estamos otimistas com os dados apresentados. Não temos dúvidas de que os resultados trarão uma contribuição definitiva para melhorar os ambientes de negócio no país”, afirma o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.
Fonte: CNN
Outubro rosa: marcas dão descontos em vinhos rosés e participam de campanhas de prevenção do câncer
No mês da campanha Outubro Rosa, que reforça a necessidade de exames preventivos para o câncer de mama, a Grand Cru, está com a campanha Outubro Rosé, que destina 2% dos lucros obtidos com a venda dos rótulos rosés para a conscientização e prevenção da doença. Os recursos serão doados para o Instituto Protea, que custeia cirurgias, exames, consultas, radioterapias e quimioterapias para mulheres de baixa renda.
Os vinhos rosés terão 20% de desconto; e entre os rótulos selecionados estão alguns de vinícolas como San Marzano, Barone Montalto, Escorihuela Gascón, Chateau de Berne.
Um dos rótulos da campanha é o Berne Inspiration Côtes de Provence 2020 (R$ 202,57 para assinante e R$ 238,32 para não assinante). Ele tem notas de morangos frescos, combina com pratos como lagosta ou camarões grelhados, saladas com queijo de cabra e frutas, moqueca baiana e linguine ao vôngole. Os aromas são de cereja, cranberry e grapefruit.
Já o também francês Estandon Brise Marine Rosé 2020, da Provence, sai a R$ 86,97 para assinante e R$ 102,32 para não assinante. Tem coloração rosa bem clara, e aromas de cassis e frutas silvestres.
O argentino Escorihuela Familia Gascón Mao é elaborado com uvas de vinhas centenárias da sub-região vinícola de Agrelo, em Mendoza. O preço é R$ 80,17 para assinante e R$ 94,32 para não assinante.Combina com pratos como salmão grelhado na crosta de gergelim negro.
A campanha vai até o dia 31 nas lojas físicas e no e-commerce https://www.grandcru.com.br/.
Fonte:O Globo
Cade e Ambev fecham acordo sobre contratos de exclusividade com bares
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou um acordo para limitar os contratos de exclusividade da Ambev com bares, restaurantes e outros pontos de venda. O acordo votado nesta quarta-feira, 11, pelo Cade é resultado de um processo movido pela Heineken em 2022, na qual o grupo de holandês questionava a adoção dos contratos de exclusividade pela dona da Brahma.
Pelo acordo, os limites de exclusividade vão seguir três critérios:
A primeira delas é de ter contratos de exclusividade de no máximo 6% do número de pontos de venda em cada Estado e 12% do volume vendido.
O segundo critério é o de que, em capitais e cidades com mais de um milhão de habitantes, como Campinas, os contratos de exclusividade devem se limitar a 8% dos pontos de venda e 20% dos volumes vendidos. Essa regra também vale para o município de Lauro de Freitas, na Bahia.
Por fim, um terceiro critério trata de áreas municipais específicas. É o caso do plano piloto de Brasília, da Barra da Tijuca e toda Zona Sul do Rio de Janeiro e do centro expandido da cidade de São Paulo. Nessas áreas, os contratos de exclusividade estão limitados a 15% do total de pontos de venda, sem delimitar volume máximo.
Antes, não havia restrições de acordo. Agora, para o bar, restaurante ou comércio o prazo máximo de contrato será de cinco anos e não há multa em caso de rescisão. A Ambev também não pode mais fazer renovação automática dos contratos e não há mais cláusula de preferência.
Fonte: Exame
Prêmio VEJA RIO Comer & Beber 2023/2024 celebra a gastronomia carioca
Os melhores restaurantes, bares e estabelecimentos de comidinhas cariocas foram premiados na noite desta terça (24), no prêmio VEJA Rio Comer & Beber 2023/2024. A cerimônia, realizada no Hotel Fairmont, na Praia de Copacabana, reuniu cerca de 450 pessoas, entre chefs de cozinha, restaurateurs, mixologistas, confeiteiros, personalidades e políticos.
Animadíssima e pontuada por momentos de pura emoção, a premiação foi conduzida pela mestre de cerimônias Erika Januza, ao lado da jornalista Fernanda Thedim, editora-chefe de VEJA RIO.
Com o auxílio de convidados estrelados no palco, elas anunciaram os vencedores em 37 categorias, entre as seções de comidinhas, bares e restaurantes. Profissionais cujo trabalho na gastronomia carioca merece ser exaltado também receberam placas de reconhecimento. E, além disso, três restaurantes do interior do estado receberam o prêmio especial Vale a Viagem.
Confira a lista de primiados no site da Veja Rio.
Fonte: Veja Rio