rj.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Rio de Janeiro
  • Abrasel
  • Agenda
  • Associe-se
  • Equipe
  • Notícias
  • Parceiros

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Panorama Abrasel RJ - #Edição 9

  • PUBLICADO EM: 28/04/2023
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

"Ampliação do prazo de pagamento do Pronampe é bem-vinda, mas as empresas do setor ainda precisam de auxílio", diz Abrasel

Foi sancionada pelo presidente Lula, nesta segunda-feira (24), a lei que estende de 48 para 72 meses o prazo máximo de pagamento dos empréstimos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). A medida foi celebrada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), porém, os empreendedores ainda precisam de apoio do governo.

"A taxa de empresários inadimplentes que aderiram ao Pronampe é de 4,1%. Já no nosso setor, a taxa de inadimplentes é de 18%, quatro vezes mais. Ou seja, é uma parcela que precisa se equilibrar entre as dívidas e a sobrevivência, já que o aumento no preço dos insumos e a alta taxa de juros representam um desafio a mais. A extensão do prazo de pagamento do Pronampe pode contribuir para a recuperação de um setor que foi um dos mais prejudicados na pandemia, mas existem uma série de medidas que ainda precisam ser adotadas para beneficiar o setor, como a inclusão dos bares e lanchonetes no Perse, por exemplo", afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

O texto foi sancionado integralmente e sem vetos, portanto, manteve-se o teto de juros mensais (6% mais Selic) e há, ainda, período de 12 meses de carência para começar a pagar a dívida.

Fonte: Portal Com VC


Coca-Cola Brasil e Abrasel anunciam capacitação em sustentabilidade para pequenos varejistas

Para inspirar e apoiar o crescimento de pequenas empresas do varejo alimentício, a Coca-Cola Brasil apresentou ao mercado o seu hub para capacitação dos microempreendedores: o “Coca-Cola dá um gás no seu negócio”. A companhia inicia uma nova etapa da plataforma com o Tempero Sustentável – programa de capacitação gratuita e online em ESG (Environmental, Social and Governance, ou em português, Meio Ambiente, Social e Governança), feito em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Sebrae e disponível para o público a partir da última terça-feira (25).

O curso está disponível em uma nova página da plataforma chamada 'Seu Negócio Sustentável'.

Estrelados pelo ator Hugo Bonemer, os vídeos apresentam para um público ainda não tão familiarizado com o tema o que essa sigla (ESG) representa, traduzindo os conceitos de forma didática e aproximando-os ao dia a dia dos bares e restaurantes como um importante diferencial competitivo e um compromisso desses negócios. Entre as ações a serem incorporadas – que, inclusive, podem ajudá-los a reduzir custos e melhorar sua reputação – estão muitas dicas relacionadas a gestão de resíduos, controle do desperdício de água e energia, compra de alimentos de origem responsável e transparência nas relações com funcionários, clientes e fornecedores.

Segundo a Abrasel, essa iniciativa ajuda os bares e restaurantes a enxergarem a economia circular como uma oportunidade de ser mais eficientes e atender a essas demandas dos consumidores. “Os cursos foram desenvolvidos para apoiar de maneira efetiva quem empreende ou trabalha no setor, não só na compreensão dos conceitos, mas na aplicação prática dos mesmos”, avalia o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci

Fonte: B News


Evento Vinho na Vila será em 6 e 7 de maio no Jockey Club

Mais de 150 rótulos poderão ser degustados no Vinho na Vila, em sua primeira edição este ano. O festival será nos dias 6 e 7 de maio no Jockey Club, na Gávea. Estarão presentes produtores artesanais e pequenas vinícolas familiares. A degustação vai durar três horas e haverá ainda feira de expositores e uma programação musical.

Quem quiser poderá ir apenas para os shows do cantor e compositor Feyjao, com abertura da cantora Jullie Nóbrega, a partir das 19h. Os mais recentes sucessos de Feyjao são “Joga a corda” ao lado de Marcelo D2 e “Manual” com Ferrugem. Ele é também autor de “Serei luz”, gravado pela banda Natiruts e assina a composição de “Reza”, faixa do álbum ‘Amor e Música’ da cantora Maria Rita, ganhador do Grammy Latino.

Confira as vinícolas:
Vinícola Fin (Missões - RS)
Vinícola Terrazzos (Pinto Bandeira - RS)
Campestre (Vacaria - RS)
Dom Cândido (Serra Gaúcha - RS)
Tenuta Foppa e Ambrosi (Garibaldi – RS)
Vinha Solo (Serra Gaúcha – RS)


Os ingressos são limitados e vendidos pelo https://www.ingresse.com/vinhonavila-2023-rj, a partir de R$ 120, com acesso à degustação de mais de 150 rótulos, acesso à feirinha gastronômica, masterclass de Sílvia Mascella Rosa e show. O preço do ingresso apenas para os shows é de R$ 79,90. O evento terá patrocínio do Sebrae.

Fonte: O Globo


Templo da culinária japonesa, Azumi fecha as portas em Copacabana

Depois de 34 anos abrindo caminhos para a culinária japonesa no Rio, da forma com que ela é tradicionalmente preparada e consumida no Japão, o restaurante Azumi, inaugurado pela família Ohara em 1989, fechou as portas no conhecido endereço da rua Ministro Viveiros de Castro, no Leme. Com os negócios abalados desde a pandemia, a casa não resistiu à crise e encerrou as atividades neste domingo.

Nas últimas três décadas, não foram poucos os clientes e os prêmios conquistados, assim como a admiração de celebridades de todas as áreas. No último sábado (23), uma cliente postou a foto de um autógrafo de 1995, exibido em quadro com a foto do ídolo no restaurante: “Para o Azumi, com a amizade do Rei Pelé“.

Considerado um templo da cozinha japonesa e idolatrado por duas gerações de fregueses, o Azumi surgiu pelas mãos de Isao Ohara, que nasceu em Tóquio e chegou ao Brasil em 1963, trabalhando primeiro na agricultura e depois na área de minérios, até resolver se dedicar à gastronomia e abrir a casa para a frequência de imigrantes japoneses.

No ambiente único com a entrada nos fundos de um prédio de Copacabana, um cardápio com cerca de 300 itens formou-se entre as vitrines de peixes e o balcão de grelhados, assim como as disputadas ozashikis – salas reservadas com tatames -, palcos de um repertório que incluía também sugestões diárias empolgantes de uma equipe que nunca abriu mão de trabalhar com peixes e frutos do mar sazonais e frescos.

No momento em que o número de novos restaurantes aumenta, e as pesquisas apontam um reaquecimento do setor, a despedida do Azumi é uma notícia triste e um prejuízo irreparável à restauração carioca neste outono de 2023.

Fonte: Veja Rio

Notícias Relacionadas

Setor se destaca como porta de entrada para trabalhadores imigrantes no Brasil

Reputação digital de bares e restaurantes melhora em 2025

Chegada do inverno traz novas oportunidades para bares e restaurantes

Inflação da energia elétrica cresce em maio; Abrasel defende retorno do horário de verão

Comentários

Últimas Notícias

Setor se destaca como porta de entrada para trabalhadores imigrantes no Brasil

Reputação digital de bares e restaurantes melhora em 2025

Chegada do inverno traz novas oportunidades para bares e restaurantes

Inflação da energia elétrica cresce em maio; Abrasel defende retorno do horário de verão

Geração Z provoca mudanças em bares e restaurantes com novos hábitos de consumo

Paradas LGBTQIAP+ movimentam ações temáticas em bares pelo Brasil

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Agenda
  • Associe-se
  • Equipe
  • Notícias
  • Parceiros

Endereço

Av. Almirante Barroso, 81
Centro - Rio de Janeiro/RJ
CEP: 20031-916


Contato

(21) 2220 4108

abraselrj@abrasel.com.br

Razão Social

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Seccional Rio de Janeiro 

CNPJ

30.117.329/0001-06

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados