Vice-presidente Geraldo Alckmin indica que renegociação do Pronampe será destravada
O Vice-Presidente Geraldo Alckmin reafirmou seu compromisso com o fortalecimento do setor de bares e restaurantes, assim como com o destravamento do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte).
Durante uma participação na solenidade de abertura no Congresso Abrasel, realizado na semana passada em Brasília, Alckmin destacou a importância do setor para a economia nacional e sublinhou a necessidade de instituições sólidas para o desenvolvimento do país.
E aproveitou para anunciar a inclusão das prorrogações das operações do Pronampe no regulamento do fundo garantidor. Durante o discurso, o vice-presidente salientou: “O que faz diferença no país são boas instituições. Então, fico muito feliz por estar aqui no Congresso Abrasel”.
O comprometimento demonstrado pelo Vice-Presidente Alckmin reflete a importância de apoiar os setores mais impactados pela conjuntura econômica, como os bares e restaurantes, que desempenham um papel vital na cadeia produtiva nacional.
“O vice-presidente Alckmin mostrou sensibilidade e disposição, entendendo o momento decisivo pelo qual passa o setor e tomando para si a tarefa de costurar soluções para os problemas que impedem um crescimento mais robusto e a criação de novos empregos. Entre eles, este tema importantíssimo de fazer chegar à ponta a possibilidade de renegociar com os bancos os valores do Pronampe”, diz o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.
Fonte: Jornal Dia a Dia
Inteligência artificial traz mudanças positivas a bares e restaurantes
A chegada da inteligência artificial ainda é muito recente para medirmos seu impacto, mas especialistas apontam que a IA pode ser tão revolucionária quanto a internet. Esse é o tema do Boletim FoodCo. dessa semana. O economista João Ricardo Tonin trouxe cinco pontos positivos da incorporação da IA em bares e restaurantes.
Primeiro, a comunicação com os clientes será otimizada. Além de auxiliar na composição de imagens para redes sociais, a inteligência artificial pode utilizar a comunicação falada e escrita para atender pedidos. A gestão de suprimentos também se tornará mais fácil, uma vez que a IA permite um monitoramento preciso de estoque e datas de validade. Compras também poderão ser automatizadas, caso a inteligência seja associada a aplicativos de fornecedores.
O atendimento ao cliente também deve ser facilitado. Muitas vezes, os garçons são sobrecarregados por dúvidas quanto ao cardápio e o funcionamento da casa, o que não é um problema para a IA. Com base nas informações oferecidas pelo cliente, a IA pode também fornecer recomendações personalizadas. A produtividade da equipe será mais eficiente, já que softwares podem monitorar atendimentos médios e tempo de resposta, além de supervisionar o preparo dos alimentos por meio da análise de imagens.
“Embora algumas dessas inovações possam parecer distantes, muitas delas já estão em uso em várias localidades. Recomenda-se manter a calma e se manter informado sobre o assunto desde já. Utilizar IA com discernimento é crucial, avaliando sempre o equilíbrio entre o custo benefício ao considerar a adoção de serviços com IA embarcado”, conclui o economista.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.
Fonte: Gazeta do Povo
Receita pode excluir empresas devedoras do Simples Nacional
A Receita Federal vai notificar empresas que estão em débito com o Simples Nacional nos próximos dias 27 de julho a 1º de agosto. Quem está com dívidas com o sistema de tributos deve ficar atento, pois a ausência de pagamento pode levar a exclusão do documento de Pessoa Jurídica. Serão notificadas, neste momento, aproximadamente, as 1.265.000 maiores empresas devedoras do Simples Nacional.
No corpo dessa mensagem de exclusão haverá dois links para o contribuinte acessar: o link “Acesso ao termo”, em que será aberto o Termo de Exclusão, documento oficial que formaliza o procedimento de exclusão, e o link para o “Relatório de Pendências”, documento em que são listados todos os débitos exigíveis do contribuinte com a Fazenda Pública Federal.
Os documentos poderão ser acessados tanto pelo Portal do Simples Nacional, por meio do DTE-SN, ou pelo Portal e-CAC do site da Receita Federal do Brasil, mediante código de acesso, ou via Gov.BR, conta nível prata ou ouro ou certificado digital.
Para evitar a sua exclusão do Simples Nacional a partir de janeiro de 2024, a empresa deve regularizar a totalidade dos seus débitos, por meio de pagamento à vista ou parcelamento, ou ainda, exclusivamente para os débitos inscritos em Dívida Ativa Da União (DAU), por meio de transação, conforme disposto no último edital PGDAU vigente, no prazo de 30 dias a contar da data de ciência do Termo de Exclusão.
A empresa que regularizar as pendências dentro do prazo mencionado não será excluída pelos débitos constantes do referido Termo de Exclusão, tornando-o sem efeito. Continuará, portanto, no regime do Simples, não havendo necessidade de qualquer outro procedimento, sendo desnecessário o comparecimento em qualquer unidade da RFB.
A empresa que desejar impugnar o Termo de Exclusão deverá encaminhar a contestação dirigida ao Delegado de Julgamento da Receita Federal do Brasil, e protocolizá-la via internet, conforme orientado no site da Receita Federal do Brasil, menu Serviços > Defesas e Recursos > Impugnar exclusão do Simples Nacional.
Fonte: Istoé Dinheiro
Intenção de consumo das famílias sobe 1,4% em agosto, ao maior nível desde abril de 2015
A propensão dos brasileiros ao consumo voltou a aumentar em agosto, impulsionada pelo freio na inflação no País, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 1,4% em relação a julho, descontados os efeitos sazonais, para 101,1 pontos, o maior patamar desde abril de 2015, quando havia alcançado 102,9 pontos.
O indicador retornou à zona de otimismo, acima dos 100 pontos, pela primeira vez em mais de oito anos, frisou a CNC. Em relação a agosto de 2022, o ICF subiu 23,1% em agosto de 2023.
Segundo a entidade, a pesquisa sinaliza uma retomada plena do otimismo das famílias em relação às suas perspectivas de consumo, com todos os subitens mostrando tendência de recuperação.
“Os resultados apontam um crescimento consistente da intenção de consumo desde janeiro de 2022, quando o índice voltou aos níveis anteriores à pandemia de covid-19, de 99,3 pontos”, observou a CNC, em nota.
Na passagem de julho para agosto, seis dos sete componentes do ICF registraram avanços: emprego atual (alta de 1,1%, para 125,0 pontos), renda atual (1,0%, para 118,7 pontos), nível de consumo atual (1,8%, para 85,6 pontos), perspectiva de consumo (0,7%, para 105,1 pontos), acesso ao crédito (2,2%, para 91,5 pontos) e momento para aquisição de bens duráveis (3,4%, para 63,4 pontos). O único componente com recuo foi o de perspectiva profissional (-0,2%, para 118,1 pontos).
“A inflação corrente caindo mais do que o esperado tem deixado os consumidores mais dispostos a consumir. Em julho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou uma inflação anual aproximadamente quatro vezes menor do que há um ano. Além disso, o consumidor sente maior segurança no emprego, com o mercado de trabalho apresentando alta nas contratações formais, mesmo que em menor intensidade”, ressalta a economista Izis Ferreira, responsável pela pesquisa da CNC, no relatório do indicador.
E ponderou: “Embora otimistas e com juros de mercado desacelerando, o endividamento ainda em nível elevado limita a capacidade de consumo e os efeitos benéficos da maior renda disponível. Tanto que 40 em cada 100 consumidores ainda indicam que estão comprando menos do que há um ano. Nesse contexto, as vendas no varejo têm demonstrado dificuldade de sustentar crescimento de forma uniforme entre os segmentos.”
No recorte por gênero, a pesquisa mostrou melhora na propensão às compras tanto entre os homens quanto entre as mulheres. A intenção de consumo dos homens subiu de 100,6 pontos em julho para 102,2 pontos em agosto, na zona de otimismo, enquanto a das mulheres cresceu de 97,9 pontos para 99,7 pontos, ainda no campo negativo (abaixo de 100 pontos), apesar do avanço.
“Do total de consumidoras, 41,2% apontam que estão mais seguras no emprego atualmente, e 10,6% afirmaram estar desempregadas. Entre os homens, 43,5% afirmam estar mais seguros no trabalho, e somente 7,8% apontam desocupação”, completou a CNC.
Fonte: Estadão Conteúdo